segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Zona de conforto

 Eu sempre falei sobre a tal 'zona de conforto'. Sempre disse que este lugar é bom de estar, mas não nos leva a nada. Que este lugar é confortável, mas te impede de crescer entre muitas outras coisas.

Acontece que falar é muito fácil e viver. Bom, viver a realidade é bem diferente.

Olha eu aqui, na linda e bela zona de conforto.

Será mesmo ela linda e bela? Será ela mesmo confortável? A verdade é que ela não é confortável, ela te prende, você se sente confuso, sufocado, e as vezes você nem sabe que está nela. É doído estar nela e nem sabe como foi parar lá e sabe muito menos como sair dela.

Lembra o que eu disse sobre ser fácil de falar. Então, tá bem difícil de sair.

Tem dias que eu acordo e penso: Bora lá Barbara! Vamos, vamos, sem desanimar, você consegue. Uhuuuul! Passa 10 min tá lá eu olhando no espelho e me questionando: Por que você permitiu isso tudo acontecer com você? Por que você é fraca? Por que você tem dificuldade de dizer não? Por que não da sua opinião? Por que? E assim seguimos...

É assim com você também? Já questionou o por que desta oscilação, acorda tão bem, animado e logo fica se achando fraco e etc..já se questionou se faz sentido de estar aqui? Por que Deus não o leva de uma vez? E lá vamos nós para a salinha da vitimização, para a zona de conforto. E Laiá! Ca estamos! Quanta fraqueza, quantas reclamações, quanto desgostos, quantas frustrações... 

Confesso que ao ler isso, eu penso, será só eu? Ou tem um mundão cheinho de gente como eu? Você já passou por isso?

É difícil né? Concorda que não é confortável estar nessa "zona". Literalmente uma zona! Uma bagunça total! Me faz lembrar daquele quarto de adolescente bagunçado. Cheio de sujeira e roupas sujas jogadas em todos os locais. Essa zona de conforto é exatamente assim. A gente chega nele e deita na cama e permite ficar nessa bagunça, nesse local sujo. É agradável estar em um quarto sujo? Claro que não! É confortável? Óbvio que não! Então por que ficamos? Por que entramos neste quarto?

Acontece que as vezes não existe outro quarto pra ir! Esse quarto é você! Esse quarto sou eu! Esse quarto é nosso interior, precisa ser limpo, precisa ser organizado, precisa trocar os móveis, precisa jogar roupas rasgadas fora, precisa lavar as paredes e dar uma nova pintura.

Agora vou te contar um segredo que você já sabe, mas assim como eu esquece. A gente não é perfeito! A gente não é super heroína nem super herói! A gente erra, fala o que não deve falar, a gente se cansa, se desanima, se frusta. E por sempre querer ser melhor, ser perfeito a gente vive nessa doidera de frustração, que machuca e que dói.

Calma! Pra dar certo é necessário encontrar um equilíbrio! Não somos perfeitos, mas somos responsáveis pelos nossos atos e colhemos aquilo que plantamos.

Equilíbrio. Palavra tão linda né? Admiro muito ela e nunca consegui encontrar ela sozinha.. o único lugar que eu encontro é nEle. Em Jesus! Que me ensina que todos os dias é um novo dia para recomeçar. Uma nova oportunidade pra abrir a janela deste quarto e ver o céu lindão e começar essa limpeza.

A sujeira:

Abuso, rejeição, abandono, medo, frustrações, traição, mágoas, palavras que foram ditas pra te machucar, pai, mãe, filhos, cônjuge, irmãos, igreja, patrão,  afinal o que você tem carregado neste teu quarto? O que você tem escondido? Quais teus medos de enfrentar toda essa sujeira?!

Não é confortável né?! E ainda por cima é vergonhoso! Mas que tal pararmos de olhar para o problema e começar a olhar para a solução.

Solução: um quarto limpo, com a parede limpa e lindamente pintada (com a sua cor favorita). Roupas dobradas e cheirosas. Gavetas limpas e organizadas. Tapete e lustre sem pó, sem teia. A cama agora está com um lençol limpo e cheiroso, arrumado de uma forma aconchegante. Espelho nítido para refletir a verdade. Vidros da janelas limpos e agora permite a luz do sol entrar no quarto. Praticamente um quarto do Pinterest. Lindo, organizado e perfeito.

Este é você, este sou eu depois de curados! 

A cura: o amor! O amor dEle! Amor que ensina, que nos aceita, amor que não repara como estamos, mas quem somos. Amor que se importa, amor que não sufoca, amor que não dói, amor que não se acaba, amor que não falha, amor que não muda. É o amor perfeito! É o amor de Deus que cura toda dor, que limpa toda sujeira.

Permitir esse amor é um dos processos mais difíceis. Mas o mais recompensador! Permita ser amado por Ele.

O início da limpeza:

Oi Deus, perdão pelos meus pecados, permito o Senhor entrar neste quarto, me ajude a limpar, a tirar todas essas sujeiras, a organizar os móveis no devido local. Me ajude a me curar! Me ajude a ser forte! Me ajude a ser um ser humano melhor! Me ajude a ser mais grato! Me ajude a perdoar! Me ajude todos os dias eu abrir a porta deste quarto para o Sr. Me ajude a confiar no Senhor! Me ajude a deixar de ser orgulhoso! Me ajude a amar! Te agradeço pelo teu amor! Te agradeço por eu conseguir ver a solução! Que  eu possa sempre ter fé para continuar e quando estiver bem difícil que eu consiga ver a sua mão em minha vida. Te amo Jesus! Obrigado por ter dado a sua vida e ter sofrido tudo por mim mesmo eu não merecendo.. obrigada! Amém!


Caro leitor está é uma história real! Um problema real e uma solução real! Nunca desista de você. 

Você tem propósito! Não é em vão que está aqui lendo tudo isso! Acredite! Ele te ama e não é pouco! Que você consiga permitir esse amor entrar no seu quarto e você possa sair da zona de conforto, que de conforto não tem nada. Que possamos viver uma vida plena. Que possamos nos encontrar dentro do nosso próprio quarto, porém com ele limpo, organizado e dançar uma linda canção e estar feliz por se encontrar ali! Você vale apena! Lute por você!