quinta-feira, 10 de maio de 2012

Ohashi

Oie, faz tempo que não atualizo o blog né.. Mas vamos la..
Eu amo comida japonesa. Meus amigos e meu noivo me seguem, tentam amar também rsrs
Mas a parte engraçada e o divertido de tudo isso, é ver eles se embabacarem com os "Palsinhos" Ohashi.

Hoje em dia não é novidade o sucesso da culinária japonesa no mundo todo. Já conquistou diversos gostos e paladares, e muito da cultura japonesa você aprende e consegue aplicar do seu dia a dia. Na culinária tem um item que no início pode ser difícil de manusear, requer um pouco de prática, mas tem todo um sentido nos pratos japoneses e asiáticos. Hoje falarei sobre o uso do Ohashi!
Diz a lenda que o ohashi surgiu há 2500 anos a.C. para ser usado como suporte para assar carnes, e desde então o seu uso nunca deixou de existir. O ohashi pode ser de diversos materiais, como bambu, cobre, plástico e muitos outros. Uma curiosidade é o seu uso na Coréia, que para alertar quanto a possíveis envenenamentos, os nobres usavam ohashis de prata, descobrindo assim o possível envenenamento, pois o veneno em contato com o metal fazia com que o ohashi mudasse de cor. Entretanto o modelo usado no Japão, China e Coréia difere um pouco no formato, comprimento e tipo de material fabricado. Aqui no Japão praticamente em todos os restaurantes tem desde o ohashi descartável (waribashi) de madeira, quanto de outros materiais, fazendo com que se torne um hábito do cotidiano o uso do ohashi nas refeições.

Dicas para não fazer feio na mesa:

  • Segure o ohashi perto da parte final e não no meio ou no começo;
  • Nunca espete o ohashi na comida. Este é um hábito realizado em cerimônias religiosas;
  • É considerado grosseiro gesticular ou apontar pessoas e comidas com o ohashi;
  • Quando não estiver usando o ohashi, deixe-o sobre a mesa, em paralelo a você, apoiado em suportes próprios para este fim (hashioki);
  • Ao degustar sashimi ou sushi, se preferir usar o ohashi, pegue o alimento pela lateral e apoie delicadamente somente o peixe sobre o molho de soja (shoyu). Lembrando que na cultura japonesa o correto é degustar o sushi e sashimi com as mãos.
  • O uso do ohashi requer uma boa postura, para equilíbrio e manuseio, além de proporcionar a apreciação do sabor dos alimentos de forma equilibrada.
  • E claro, o ohashi para alimentação não tem nada a ver com o acessório para cabelos. Essas são dicas para que todos tenham conhecimento, mesmo que pouco, da cultura japonesa. Não há obrigação de aplicar ao pé da letra, mas o respeito aos costumes, eu acho válido em qualquer país e cultura.

Para o uso no dia a dia, temos o ohashi para servir as refeições, para preparar pratos (Saibashi) e para degustar os alimentos, o que difere é o comprimento e o material, confiram nas imagens:



                                                                                                                                            Foto: via Tokyo Toshi


                                                                                            Foto: via Freepik


                                                                                        Foto: via Omakasenet


                                                                                        Foto: via Rakuten

 

Bom gente, é isso..
Eu achei esse post no site donasdecasaanonimas, eu amo, se quiserem ver, fiquem a vontade : http://donasdecasaanonimas.com

Eu gosto de usar os "palsinhos" Ohashi.
E para quem nunca tentou, não deixe de apreciar este hábito que com certeza dará um sabor especial ao prato! Aproveite o dia das mães e leve a sua para um restaurante japonês, vai ser um programa diferente! 

Bjokas !

2 comentários:

  1. Amoooo comida japonesa e sempre que dá eu estou comendo...
    E comer sushi/sashimi sem ohashi não tem graça...rsrsrsrs
    Amiga como foi seu dia das Mães?
    Saudades
    Beijos Canela

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, tudo bem? passei para conhecer o seu blog gostei muito e já estou te seguindo, também sou Blogueira Unida, e te convido a conhecer meu cantinho e se gostar me siga também... www.bybeiju.blogspot.com.br e bjim e até lá!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Volte Sempre!