Entregue
uma pedrinha a cada aluno. Explique que a pedrinha foi atirada neles por alguém
e decidiram guardar a pedra para devolvê-la quando tiverem oportunidade.
Deverão ficar com ela nas mãos, não soltar para nada, enquanto não devolver.
A seguir
peça para as alunas que realizem atividades diversas:
- bater palmas;
- fazer um círculo;
- brincar de Batata-quente;
- fazer de conta que estão enviando uma mensagem pelo celular ou fazendo as tarefas da escola, etc.
(Todas alunas, fazendo a mesma tarefa para que não vire bagunça)
- bater palmas;
- fazer um círculo;
- brincar de Batata-quente;
- fazer de conta que estão enviando uma mensagem pelo celular ou fazendo as tarefas da escola, etc.
(Todas alunas, fazendo a mesma tarefa para que não vire bagunça)
A seguir
questione se elas sentiram estar incomodadas ao realizar as atividades com a
pedrinha na mão.
Não teria sido melhor realizar as atividades com as mãos livres? E se a pessoa que atirou nunca mais aparecer?
Não teria sido melhor realizar as atividades com as mãos livres? E se a pessoa que atirou nunca mais aparecer?
Agora peçam
a eles imaginarem que a pedra é uma ofensa ou mágoa que não foi perdoada por
eles.
Questione:
- Uma mágoa, uma ofensa atrapalha a vida de quem a carrega?
- O que acontece quando não perdoamos?
- Quando não liberamos perdão a uma pessoa (quando não largamos a pedra) quem mais sofre? Quem fica mais incomodado?
- Como e quando perdoar?
- A quem perdoar?
- Uma mágoa, uma ofensa atrapalha a vida de quem a carrega?
- O que acontece quando não perdoamos?
- Quando não liberamos perdão a uma pessoa (quando não largamos a pedra) quem mais sofre? Quem fica mais incomodado?
- Como e quando perdoar?
- A quem perdoar?
Repita as
atividades acima só que agora sem a pedra nas mãos para que percebam a
diferença. Explicar que quando liberamos o perdão a alguém nos sentimos
livres e mais leves.
Muito boa finâmica
ResponderExcluir