quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

"Fui despedido" - Somerset Maugham





“… esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante” (Filipenses 3:13).

Somerset Maugham, escritor inglês, escreveu certa vez uma história sobre um porteiro da Igreja de São Pedro, em Londres. Um dia um jovem vigário descobriu que o porteiro era analfabeto e o despediu. Desempregado, o homem investiu suas escassas economias em uma minúscula loja. Ele prosperou, comprou outras e, depois de certo tempo, possuía uma cadeia de lojas que valia alguns milhões de dólares. Um dia, seu banqueiro lhe disse: “É verdade que você alcançou sucesso sendo analfabeto, mas, onde estaria hoje se soubesse ler e escrever?” O homem sorriu e, calmamente, respondeu:

“Eu seria um porteiro.”

Essa pequena história, relatada em nossa ilustração, é muito conhecida de todos, contada com muitas variações, e eu quero refletir de um novo ponto de vista: que seríamos hoje se não tivéssemos aberto o coração para Jesus?

Um dia estávamos conformados com aquilo que o mundo nos oferece. Festas, bebidas, vícios em geral, às vezes sucesso aqui e fracasso ali, às vezes uma alegria passageira e outras vezes angústias e decepções. Era essa a nossa vida e achávamos que era assim com todo o mundo e não seria diferente conosco.

Mas algo aconteceu! O Senhor apareceu e nos “despediu” daquele mundo enganoso. Alguns diziam que a nova vida seria entediante — não pode isso, não pode aquilo, e os prazeres cessariam. Não estaríamos mais livres para fazer o que queríamos.

É claro que logo descobrimos que isso não era verdade. Passamos, sim, a ser livres! Livres para viver

abundantemente, livres para cantar e sorrir, não de forma passageira, mas duradora, eterna. Encontramos a verdadeira paz e a verdadeira felicidade.

E hoje, mesmo que não nos perguntem, respondemos interiormente, com grande gozo na alma: Que maravilha foi, para mim, ter sido despedido daquele passado insignificante.

Foi a maior bênção de minha vida. Como sou feliz!

 
Texto de Regiane - Reflexão Cristã