quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

"GPS"

"Quando o condutor sai do roteiro sugerido pela voz eletrônica, o GPS percebe o deslize e, automaticamente, programa um novo trajeto até que o carro chegue ao endereço final."

Dias atras, uma reportagem me chamou muita a atenção. Num desses programas sobre automóveis  eram apresentados alguns modelos de GPS para veículos. O equipamento - que ajuda a guiar o motorista até determinado endereço - já é uma realidade nos grandes centros. A eficacia da maquina, movida por satélite  impressiona. Para programar o pequeno computador, basta digitar o nome da rua e do bairro. Em seguida, as coordenadas são passadas por uma voz eletrônica: "Vire a esquerda a 100 metros"; "Siga pela direita por três quadras"; "Cuidado com o obstaculo á frente"; Em meio a tantos "Faça isso ou aquilo", fica fácil chegar ao local desejado.

Mas mesmo com tanta clareza nas orientações, a reportagem mostrou que alguns motoristas erram o caminho indicado. Quando o condutor sai do roteiro sugerido pela voz eletrônica, o GPS percebe o deslize e, automaticamente, programa um novo trajeto até que o carro chegue ao endereço final.
A ideia é fantástica e se assemelha ao comportamento de Deus para com seus filhos. Desde o ventre de sua mãe, Ele planejou o caminho em que você deveria andar. O Senhor pensou cuidadosamente no seu trajeto,  nas dificuldades das esquinas e cruzamentos da vida, nos possíveis acidentes de percurso e até no combustível para levar você ao destino desejado por Ele.
Mas infelizmente, muitas vezes tomamos decisões isoladas, sem a orientação do nosso "GPS", Deus.
Ignoramos a voz do Pai e seguimos na direção errada. Assim como no trânsito, isso também pode nos trazer prejuízos. O tempo perdido é um deles. Sem saber a direção certa e em meio a tantas dúvidas, andamos muito mais. São voltas e voltas em busca do alvo. As dificuldades também são bem maiores quando você não conhece o caminho. As barreiras podem atrapalhar a sua passagem. Agora, o mais interessante  disso tudo é que assim como o GPS, Deus também refaz os planos e nos leva aonde, verdadeiramente, precisamos ir.
A misericórdia de Deus é tão grande que Ele não leva em consideração os nossos erros.
Então mesmo que você tenha tomado direções erradas em sua vida, não perca a esperança e não pare no caminho. Deus esta no comando e vai te indicar o caminho correto.

Quando desviares para a direita e quando desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: "Este é o caminho, andar por ele." (Is 30:21)

Texto retirado e modificado (Estudos Cristão) - Juliano Matos.