quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Semana da Águia - Aprendendo uma lição com a Águia ..


1. APRENDENDO UMA LIÇÃO COM A ÁGUIA
A águia é realmente uma criatura incrível no vôo! Sem esforço, ela plana pelo céu, conquistando o respeito de todos que a vêem. Então, com um movimento de suas grandes asas, ela deixa o mundo para trás, enquanto voa para alturas emocionantes.

O que torna este pássaro tão régio e majestoso? O que existe nele que nos impressiona tanto? E porque, nas Escrituras, Deus comparou a Si mesmo e a nós com a águia?

Existe, obviamente, algo significativo sobre esse animal. E creio que podemos tirar algum ensinamento a respeito de Deus e de nós mesmos, ao observarmos, mais atenciosamente, esse pássaro notável que o Pai criou!

Em quase todas as vezes que as pessoas pensam em um pássaro, elas geralmente se lembram do pato ou de alguma ave pequena que não pese mais do que uns poucos quilos.

As águias, no entanto, pesam até sete quilos, com abertura de asas que pode estender-se por mais de dois metros! Aquelas asas enormes conferem às águias muita força, especialmente quando se trata da sua capacidade ímpar de voar.

Pássaro algum pode voar tão alto quanto à águia, e não há outro que se compare a ela na capacidade de subida até grandes alturas. Ela consegue alcançar alturas de mais de 3.000 metros!

De fato, quando uma águia constrói o seu ninho, freqüentemente, ela o faz na parte mais alta de um penhasco.

O ninho da águia
Um ninho de águia é, absolutamente, diferente de qualquer outro que você já possa ter visto. As águias usam grandes galhos e ramos a fim de construir seus ninhos.

Tais pássaros levam esses galhos grandes até o topo da montanha e começam a arrumá-los dentro da fenda de uma rocha.
 

Em seguida, acrescentam galhos menores. Mais tarde, cobrem o ninho com folhas. Então, como passo final, as águias pegam plumas, caídas dos seus próprios corpos, para cobrir o interior do ninho.

Uma vez terminado, um ninho de águia é muito macio por dentro.

Neste ponto, observe onde as águias constroem seus ninhos. Elas levam para cima da montanha, todo o material que conseguem e constroem o seu ninho nas rochas.

Aqui, reside uma lição a qual precisamos considerar. Por exemplo, observe o que Jesus declarou em Mateus 7 a respeito de construir sobre a rocha. (Mt 7.24)

24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.
Note que Jesus declarou que um homem sábio edifica a sua casa sobre a rocha. Por quê? Pelo fato de a rocha ser um dos alicerces mais fortes sobre o qual alguém pode edificar.

Dessa forma, aprendemos uma lição com a águia, no que se refere a construir uma estrutura forte ou uma "casa es¬piritual" para a nossa vida. Assim como ela constrói o seu ninho em um fundamento sólido, é importante que edifiquemos a nossa vida espiritual da mesma forma!

O fundamento é a parte mais importante de qualquer construção porque é a base. Então, o alicerce precisa ser forte, firme e seguro. Se você deseja cumprir o que Deus planejou para a sua vida, tem de construir sobre um fundamento sólido - Jesus Cristo, a Rocha (1 Co 10.4). A menos que cumpra isso, nada do que você fizer para o Senhor prevalecerá.