terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Lenvantando..


“Elias era… humano como nós”. Tiago 5:17 NVI Há momentos na vida em que todos nós nos sentimos para baixo. Mas a Palavra de Deus mostra o caminho para nos levantarmos de novo. Veja Elias, que “era humano como nós”. Como é que ele ficou tão para baixo?
1) Aconteceu imediatamente após uma grande vitória.
 Ele não começou a entrar em depressão, nem caiu em pecado. Não, ele clamou por fogo do céu e assassinou 450 falsos profetas (Ver 1 Reis 18:22-39). Mas isso é trabalho duro! Então ele passou da exultação à exaustão. Esgotado, com as defesas em baixa e com a vulnerabilidade em alta, ele caiu em uma depressão natural porque o cansaço consegue roubar a nossa coragem.
2) O medo fez com que ele perdesse a perspectiva. 
O homem de Deus que havia acabado de enfrentar uma multidão perversa, acabou fugindo de uma mulher, Jezabel (Ver 1 Reis 19). O medo fez com que ele se esquecesse do poder de Deus; distorceu sua perspectiva e colocou sentimentos suicidas dentro dele. A exaustão aliada ao medo é uma combinação perigosa. Ela abre espaço para pensamentos errados e para o desespero, e cria a ilusão de que suas opções acabaram.
3) Ele se isolou. Elias deixou seu servo em Berseba e viajou sozinho pelo deserto (1 Reis 19:3-4). 
Quando você mais precisa de apoio, o medo do fracasso, a ansiedade e um senso de inadequação o empurrarão para o isolamento. Quando chega a este ponto você está na pior companhia possível – a sua. Elias pensou: “Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me” (vs.10, 14 NVI).
Traduzindo: “A coisa está preta e não consigo ver nenhuma melhora!” Quando você está para baixo, não é hora de ficar isolado. É aí que você precisa buscar Deus, e as pessoas que o amam e que podem ajudá-lo a se levantar de novo!

Texto tirado do Estudos Cristaos